Deuses Gregos

ZEUS
Zeus é o principal deus da mitologia grega. Era considerado, na Grécia Antiga, como o deus dos deuses. O nome Zeus em grego antigo significava “rei divino”.

ATENA
Atena era a deusa grega da sabedoria e das artes. Os romanos a chamavam de Minerva. Foi concebida da união de Zeus e da deusa Métis. Era uma deusa virgem, linda guerreira protetora de seus heróis escolhidos e também de sua cidade Atenas.

AFRODITE
Afrodite é uma deusa da Mitologia Grega. É a deusa do amor e da beleza. Nas cidades de Corinto, Esparta e Atenas, Afrodite era muito cultuada.
ARES
Ares, na mitologia grega, era conhecido como o deus da guerra. Ares era filho de Zeus.
HADES
Hades era o deus  responsável por governar o mundo subterrâneo e as almas após a morte. Hades era irmão de Zeus (deus dos deuses) e de Poseidon (deus dos mares). 
HERA
Hera representava a divindade do casamento, protetora das mulheres e dos nascimentos. Esposa e irmã de Zeus, ela possuía uma personalidade forte, marcada pela agressividade, orgulho e pelo ciúme. Este comportamento fazia com que ela ficasse perseguindo as amantes de Zeus. Num dos mitos, Hera tenta matar o herói grego Heracles (Hércules), quando este ainda era apenas um bebê.
POSEIDON
Poseidon era o deus dos mares. Representado como um homem forte, com barbas e segurando sempre um tridente.
EROS
Eros era considerado pelos gregos como o deus do amor.
HÉSTIA
Héstia, na mitologia grega, era a deusa do lar, da família e da arquitetura. Era uma das 12 divindades gregas que habitava o Monte Olimpo. Era irmã de Zeus, Hades, Hera e Deméter.
APOLO
Apolo era o deus das artes, da música, da profecia, da verdade, da poesia, da harmonia, da perfeição e da cura. Considerado um dos mais importantes, versáteis e venerados deuses da Grécia Antiga, pois era um dos deuses olímpicos.
ÁRTEMIS
Ártemis era a deusa da caça, da luz suave e da vida selvagem. Era filha de Zeus com Leto (deusa da noite clara).
DEMÉTER
Deméter era a deusa da agricultura e da colheita. Era ela quem nutria a terra com a vegetação verde.
DIONÍSIO
Dionísio era o deus do vinho, pois possuía os conhecimentos e segredos do plantio e colheita da uva. Possuía também os segredos da produção do vinho. Era também associado às festas e atividades relacionadas ao prazer material. Era filho de Zeus com a princesa Sêmele. 
HERMES
Hermes era o deus mensageiro, dos pesos e medidas, dos pastores, dos oradores, dos poetas, do atletismo, do comércio, das estradas e viagens e das invenções. Era considerado, na Grécia Antiga, o patrono dos diplomatas, dos comerciantes, da ginástica e dos astrônomos.
HEFESTO
Hefesto era o deus do trabalho, do fogo, dos artesãos, dos escultores e da metalurgia. Era muito importante na religião grega, principalmente nas cidades onde a prática da manufatura era intensa como, por exemplo, a cidade de Atenas.
CRONO
Cronos era a principal divindade da primeira geração de titãs. Estava relacionado com a agricultura e também o tempo. Filho de Urano (Céu) e Gaia (Terra) era o mais jovem da primeira geração de titãs. 
GAIA
Gaia, a deusa primordial, geradora de todos os deuses, a deusa-terra, um dos primeiros elementos que surgiu no despontar da criação, junto com o Ar, Mar e Céu.
HEBE
Hebe é a deusa da juventude, filha legítima de Zeus e Hera.

PERSÉFONE
Perséfone, deusa da terra e da agricultura na mitologia grega, foi a única filha de Zeus e de Demeter. Na mitologia grega depois também ficou conhecida como a rainha do mundo infernal, ela ficava vigiando as almas e sabia os segredos das trevas.
ÉRIS
Éris, a Deusa grega do caos e aquela que traz guerra e desgraça. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário